Tive o prazer de ser apresentado e motivado a ler os textos reflexivos de Marcos Masetto na 'Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior', mais precisamente no interior da disciplina 'Didática I', ministrada pela generosa professora Adélia Maria Nehme Simão e Koff. O autor, na oportunidade, discutia entre outros tópicos do seu livro 'Docência na Universidade', o professor universitário como um profissional da educação.
Em um breve passeio, ele nos levou até a chegada da família real
portuguesa em solo brasileiro para mostrar, por meio de um saboroso artigo, as
origens do ensino superior no país. Dizia que enquanto colônia, estudar era
para poucos. Somente aqueles que conseguiam desbravar a Europa atingiam tal
êxito. Mas com a Corte instalada por aqui, a necessidade de se formar
profissionais para desempenhar funções específicas mudou o panorama. E assim o
ensino superior se configura no país, tendo a frente um professor que sabe e, portanto, sabe ensinar. Ao ler o texto na integra e ao longo do próprio curso
mencionado, de fato, atesta-se que isso não deveria ser assim.
Masetto reflete sobre a atualidade do papel desempenhado pelo
aluno e pelo docente no processo de ensino. Como o próprio diz, "esse
papel está em crise e ultrapassado". Se antes o interesse residia no
domínio do conteúdo e na sua transmissão, hoje a pauta está centrada na ênfase
da aprendizagem do aluno. Altera-se a pergunta "o que devo ensinar?"
para "o que precisam aprender para se tornarem cidadãos e profissionais
competentes?".
Segundo ele, ao repensarmos a postura do professor, devemos
considerar competências que este "profissional da docência" deverá
carregar para que assuma tal título em sua totalidade, seja através da
pesquisa, do domínio pedagógico, do aprender a aprender, da sua relação com
outras disciplinas do mesmo currículo, estar aberto aos aspectos políticos e
transformações da sociedade além dos avanços tecnológicos aplicados ao processo
de ensino-aprendizagem.
O autor, essencial para todos aqueles que almejam o meio acadêmico
e dos que dele já fazem parte, nos leva a refletir sobre um docente adequado ao
seu tempo, uma universidade que não se feche em si mesma e uma sociedade que
absorva mais do que profissionais competentes.
Referência:
MASETTO, Marcos. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 9-27.
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