domingo, 18 de abril de 2010

DESIGN COM PIPOCA [2]



Fui ver 'O livro de Eli' e não poderia deixar de registrar mais uma bela atuação de uma marca no contexto do filme. Desta vez temos a 'Motorola', a tecnologia sobrevivente do fim do mundo! Aqui temos outra indicação para o Oscar de melhor inserção de um patrocinador. O filme tem no elenco - além de Denzel Washington -, um grande mestre da arte de atuar: Gary Oldman. É impressionante a sua capacidade de ser 'vilão'! Ótimo ator! Lembro-me de um grande filme, entre vários que ele fez: 'O profissional', ao lado de Jean Reno. Obrigatório!
Bom, voltando ao longa, este conta a jornada de um homem - uma espécie de profeta que caminha pelo deserto por cerca de 30 anos - em um mundo pós-apocalíptico, com o objetivo 'cego' de proteger e levar um livro (a última bíblia da terra) para o oeste. Oldman interpreta um ditador que quer a todo custo tomar posse dessa bíblia para obter o 'poder através das palavras certas'. Seu personagem diz algo como: 'Se fizeram isso uma vez (referindo-se a Cristo, evidentemente), farei novamente. Tudo que preciso saber encontra-se naquelas páginas'.
'O livro de Eli' tem muito de 'Mad Max', sem aquela ambição pela gasolina. Neste, o 'tesouro' é a água, controlada e distribuída em cotas pelo ditador. Mas acho que no fundo, no fundo, o filme fala sobre o poder da 'comunicação' numa terra de volta a fase zero. O recomeço do próprio ato de se comunicar. De volta a forma básica, ao núcleo base do ser: a palavra. Seja através das atitudes daqueles que possuem um 'passado' e fazem uso dele para manipular os mais jovens, das páginas de um livro ou da tecnologia remanescente. Trata-se de uma boa produção, as vezes lento em demasia, com boas atuações e um enredo atemporal. Pensei comigo ao sair do cinema: como seria o mundo, pós-apocalíptico, se todos os mais velhos morressem e apenas crianças que não tiveram tempo de 'conhecer a vida', de criar referências, sobrevivessem? Seria este o caminho para a purificação do planeta? Ano um?
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita. Volte sempre!