domingo, 29 de agosto de 2010

A COPA DA ÁFRICA



Desde os primeiros minutos após sua apresentação oficial, o logo da 'nossa copa' tem sido alvo de muita polêmica. E com razão. Muito se fala no meio, da busca pelo design essencialmente brasileiro, a ser exposto de forma que represente a 'cara' do país para o mundo. Pois bem, eis que surge uma oportunidade grandiosa para tal feito. Um evento de proporções imensuráveis para o ovacionado 'país do futebol', onde poderiamos mostrar a imensa competência e relevância dos grandes profissionais do design nacional. Pelo visto, não foi o que aconteceu. O que nos foi 'presenteado' não é, nem de longe, o melhor trabalho para representar o Brasil no hall das grandes copas. Se bem que as copas nunca foram uma forte referência em termos de grandes logos.

A defesa conceitual feita pela FIFA é ótima, nos define com eloquência, cita nossas características, fala da importância das cores, da identidade do povo e da relação com o esporte em pauta, mas confesso que não é o que vejo na representação gráfica. Fica uma sensação de que não houve um processo de construção contundente. A ideia da taça é comum a todos os países. Eu gostaria de ver algo genuinamente brasileiro, tanto no símbolo como na tipografia. Acho que quem recebe um evento mundial, deve mostrar algo particular aos outros. Nós oferecemos o nosso país ao mundo. Quem oferece a taça é a FIFA, não somos nós. Bem, no fim, ela poderia ser simplesmente bonita, mas infelizmente, também não é. Isso sem mencionar como tal desenho foi eleito pelas entidades competentes, tendo a frente personalidades de outros meios como a cantora Ivete Sangalo e a modelo Gisele Bundchen, descritas como capacitadas para serem 'juízes'. Sem falar na ética, extremamente questionada, pois não se sabe ao certo como foi o processo de seleção das agências participantes.

Bom, polêmicas a parte, a vencedora foi a mega agência 'África', com o logo 'inspiração'. A copa de 2014 é da África!
Como bem disse o Daniel Campos, do ótimo blog logoBr (que por sinal traz uma profunda análise gráfica e de bastidores do caso), tomara que as aplicações futuras do logo nas peças promocionais, de alguma forma, amenizem a nítida ausência de identidade. Em se tratando da envergadura do vencedor - assim como acontece no futebol, quando um grande time vence sem jogar bonito -, o que posso dizer é que ficaram devendo. Para um aprofundamento maior acessem:

Um abraço

sexta-feira, 30 de julho de 2010

DEIXE O BRANCO SER BRANCO



É comum ver pessoas sensíveis ao branco. Causa desconforto. E são muitas. Talvez você seja assim, como já fui um dia. Não falo daquele efeito causado por uma forte incidência de claridade ou algo do gênero. Falo do branco como parte de uma criação com objetivo claro e definido. O que muitos profissionais chamam de 'branco conceitual'. Ele é visto como 'ausência' e, de fato, realmente é, mas esta tem uma razão de ser, mesmo que questionada.

Não se trata de preguiça ou 'inadimplência criativa' do designer, trata-se de uma aplicação consciente para que a mensagem seja absorvida sem interferências ou excessos. Já ouvi muitos dizerem que se estão pagando por um trabalho, como aceitar uma página vazia? Querem uma solução criativa, hora! Retruco então: e quem disse que não é? Para se destacar em meio a tanta informação, num caos de cores e textos, com o objetivo de chamar a atenção, o vazio fala mais alto. Evidente que, se for levado ao pé da letra, e você deve ter pensado nisso, não haveria necessidade de um processo de criação, sendo sempre a alternativa mais acessível. Isso é verdade. Se não existe uma boa justificativa, joga no 'branco conceitual'! Essa é exatamente a diferença entre os que desenvolvem com conceito e aqueles que o usam como subterfúgio.

Lembro-me agora do poster do filme Scarface, imortalizado por Al Pacino. Um legítimo branco clássico! Temos a revista 'vida simples', da editora abril, como um excelente exemplo de projeto gráfico que 'abraça' o branco de forma que este encontra-se intrinsicamente no propósito da publicação. Desde a singela imagem contida na capa até a última linha da última página, a revista deixa explícito que cada elemento alí é fruto de um processo bem estruturado. E o branco é aquele que se destaca por destacar os outros. Ainda podemos encontrar diversos exemplos, basta dar um passeio pela banca mais próxima ou em lojas como a tok&stok. Acredito que exista uma tendência quanto a essa linha de design, e isso não se restringe ao mercado editorial.
Vamos deixar que o branco seja mais que apenas o fundo do papel!

Abraços

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ROCK VIA SATÉLITE



Dia 22 de junho de 2010 foi um dia histórico. Ao redor do mundo, sem sair do lugar, vimos e ouvimos rock via satélite direto de Sofia, na Bulgária. Na internet? Dessa vez não. Foi dentro de um cinema. Eis que estamos diante de uma nova forma de interagir com a música. Uma experiência inovadora, muito divertida e curiosa! Participei do evento na rede UCI do New York City Center, aqui no Rio.

Quatro das maiores bandas do mundo, chamados de 'the big four' - diga-se Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax - tocaram num festival itinerante chamado Sonisphere, que está percorrendo a europa. Será uma tendência para os próximos anos? Na impossibilidade de acompanhar sua banda ou cantor favorito ao redor do globo, ou até mesmo no nosso próprio país, teremos a chance de fazer parte da audiência. Som alto e imagens em ângulos que te levam para dentro do show. É verdade que não foi exatamente um show em tempo real, com algumas edições, alguns atrasos e interferências na transmissão ocorreram aqui e ali mas no geral foi algo bem interessante.

Evidente que o calor daquele momento, vivenciado no próprio ambiente do show nunca será igual mas valeu a experiência. Independente do estilo e gosto musical de cada um, o que realmente importa é a forma como nos conectamos. Que venha o próximo! Conheça mais sobre o evento no site oficial:

Abraços

quarta-feira, 9 de junho de 2010

MARCA BRASIL



A marca Brasil é forte. Tem muita história pra contar. A história de cada um. De cada brasileiro que estará em campo em mais uma copa do mundo. Falo dos jogadores, de você e de mim. Das lembranças que a cada quatro anos retornam, nos alimentam e repousam em nossas mentes. O mundial invade a vida de todos trazendo não apenas o triunfo da bola ao deslizar em redes adversárias, o delírio das arquibancadas e uma taça erguida aos céus. A copa mostra quem somos.

Quem teve o prazer de acompanhar a série de reportagens apresentada pelo jornalista Tino Marcos no Jornal Nacional da Rede Globo sabe a que me refiro. Uma aula sobre como tratar um tema de forma que este atinja aqueles que nem sabem, ou não se importam em saber, quantos jogadores fazem parte de um time. Muito além do futebol, nossos jogadores foram expostos em sua origem. Aquilo que faz de uma marca, uma marca forte: a sua essência. A postura emocional diante da rigidez que a vida nos impõe. Pudemos ver como um nome é construído, reconhecido e valorizado.

Contada pelos próprios jogadores, familiares e amigos, a série emociona. Emociona por ser verdadeira. Por ser real. Isso nos aproxima. Sabemos agora que, aqueles que conduzem a bola em dias de copa, carregam mais que um símbolo, cores e grafismos estampados na camisa. Carregam na alma.
Que venha mais um título! Veja os videos em 'série seleção':
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional

Abraços!

domingo, 6 de junho de 2010

PROJETO BUELLBR



De volta aos posts. Ausente devido a mais uma mudança nestes meus dez anos de Rio de Janeiro, completados recentemente. Bom, caixas de papelão a parte, vamos as novidades. Fui convidado por um amigo, Jessé, para fazer a estampa das camisas da galera da BuellBR para um encontro em São Bento do Sapucaí-SP. A ideia deles foi fazer uma brincadeira com o slogan 'Real men ride twins', explorando a imagem da 'buell' com duas garotas. Um trabalho de organização de informações, proporção, tipografia e vetores. Manusear uma marca tão reconhecida nesse meio foi gratificante e novo para mim. Muito legal ter participado, de certa forma, deste evento. Saber que todos gostaram e ver a estampa passeando entre a galera foi e está sendo um prazer enorme. Agradeço a todos pela oportunidade! Para aqueles que não conhecem as motos Buell, deixo aqui o site oficial:
Abraços